Sexta-feira, 4 de Abril de 2008

Anime do Mês: Berserk

1. Vídeos

2. Cancões

 

2.1 Tell Me Why

 

Feel no shame about shape
Weather changes their phrase
Even mother will show you another way
So put your glasses on
Nothing will be wrong
There's no blame, there's no fame
It's up to you
The first words should be finded
Whatever hold you back
I can, I can get it off

* Tell me what, Tell me what, Tell me what you want
I don't know why, don't know why, don't know why you afraid
Tell me what, Tell me what, Tell me what you say
I don't know why, don't know why, Too late, it's too late

Have no fear for real
It's just a turning wheel
Once you start up there's no other way
Don't put your eyes on boots
Step forward your roots
There's no aid there's no trade
It belongs to you

# Before you miss something given
You should know what's the truth
I can, I can make it out

* Repeat
# Repeat
* Repeat (x 2)
 
3. História
 

A história começa no futuro, onde Gatts combate monstros que controlam cidades, esses monstros são da organização demoniaca "Mão de Deus". No final do primeiro episódio o passado do protagonista começa a ser exibido. Nessa fase ele conhece o "Grupo do Falcão" grupo de mercenários liderados por Griffith, Gatts perde um combate para Griffith e com isso passa a ser membro do Grupo do Falcão.

Depois segue com as consecutivas vitórias do Grupo do Falcão, até este deixar de ser mercenário e fazer parte das tropas reais de Midland. O gênio militar de Griffith sempre leva o grupo a vitórias inacreditáveis.

Porém Griffith guarda segredos obscuros, ele usa um amuleto (Behelit Vermelha) que o salva diversas vezes, inclusive do demônio Nosferatu Zodo (ou Zood, o Imortal), que depois de derrotar Griffith e Gatts se espanta ao ver o amuleto e faz uma profecia para Gatts, no qual Gatts terá de morrer para o sonho de Griffith se realizar.

Com uma vitória espetacular, tendo apenas 5000 homens, contra um exército de 30000, Griffith passa a ser o mais importante general de Midland, atraindo a inveja dos nobres que conspiram contra ele. O grupo conta com guerreiros habilidosos como Pippin, Judeau, Corkus, Rickert o mais novo do grupo e Casca a única mulher do grupo que depois se torna o grande amor de Gatts.

Quando Gatts decide deixar o grupo, Griffith perde para ele uma batalha, a partir de então se inicia a decadência do líder do Grupo do Falcão que então é preso por ter relações sexuais com a filha do rei de Midland. Ele foi torturado durante um ano em uma masmorra.

Berserk tem várias qualidades: clima de guerras medievais, óptimas inclusões no passado dos protagonistas, animação de qualidade e um clima sombrio, onde não há nenhuma esperança de um final feliz e convencional.

 

A Era de Ouro

Esta é uma época marcada pelo longo conflito entre duas poderosas nações: Midland e Tudor. Midland merece uma menção em particular, por ser o reino mais antigo do continente, com mais de mil anos de história e tendo sido na antiguidade o centro de um império que se espalhava por todo o mundo conhecido. É por este reino que o Bando do Falcão irá realizar suas maiores façanhas, sendo liderados pelo brilhante Grifith e seus principais auxiliares: Caska, uma bela guerreira; e... Gatts, que ascende rapidamente de simples soldado para o cargo de comandante da Tropa de Ataque do Bando do Falcão.

 

A Mão de Deus

A Mão de Deus é constituída de cinco entidades (no mangá temos apenas quatro, o quinto membro é Griffith que se transforma em Femto), a função dessas entidades é aplicar na terra dos mortais a vontade de Deus. Essas entidades interferem no plano dos homens a cada 100 anos e então aquele que possuir a Behelit vermelha (o Ovo do Rei) poderá escolher entre morrer ou se tornar um poderoso demônio. No último capítulo do anime, a entidade Void (que aparenta ser o líder) coloca em todos do Grupo do Falcão uma marca de sacrifício (com excepção de Rickert que não estava lá durante o eclipse), Gatts tem essa marca no pescoço, ela sangra e dói quando demônios estão por perto, o mesmo acontece com Caska que possui a marca no peito. Mas quando alguém da Mão de Deus está perto o sangramento é muito pior, podendo levar um humano comum à morte. No decorrer do mangá mostra que existem vários seguidores que tambêm usaram o Behelit para virarem demônios.

 

4. Significado de Berserk

A tradução para a palavra Berserk quer dizer "capa de urso", de "bera" (bear) urso e "serkr" capa. Depois passou a significar, com o comportamento desses guerreiros em campo de batalha, enfurecido e enlouquecido na linguagem escandinava antes da invasões romanas, denotando um guerreiro destemido que se atira contra os inimigos e luta alucinadamente com fúria causando medo. Também haviam os ulfserks, de ulf (wolf) lobo e serkr capa. Esses guerreiros ao invés de usarem peles de urso usavam peles de lobo e tinham um comportamento semelhante em campo de batalha, porém a língua inglesa não salvou esse termo da mesma forma. Já foram mostrados no filme O 13º Guerreiro, teriam feito surgir lendas como a do lobisomem entre os cristãos que os enfrentaram, pois como escondiam os corpos de seus mortos e feridos do inimigo passavam a impressão de serem invulneráveis. Alguns historiadores afirmam que somente os ulfserks podem ser confirmados de maneira segura e que os berserks eram provavelmente líderes dos ulfserks, sendo raros, o que também explicaria sua preferência na citação linguística.

Berserk nos dias actuais é um estado de fúria, quase beirando a loucura. Este estado é tanto físico quanto mental, visto que é necessário um motivo para que uma pessoa "entre" nele. Um ser em Berserk fica dotado de força e velocidade sobre-humanas, porém não distingue amigos de inimigos (vide Gatts quando veste a armadura Berserk). Essa fúria só pode ser "activada" por algum motivo em especial, geralmente em situações de perigo ou, até mesmo, alucinógenos. Também é há todo um significado negativo nessa palavra no inglês actual, onde geralmente quer dizer uma pessoa desequilibrada e perigosa. Porém nenhum guerreiro está constantemente em berserk (como é entendido nos tempos actuais, onde é um estado psicológico, e não uma classe), é preciso algo que o abale como a morte de uma pessoa querida ou uma injustiça sofrida.

A personalidade de Gatts não foge dessa denotação. Com uma espada gigantesca, com a camisa cheia de adagas e com uma besta no braço esquerdo, o qual ele cortou na hora do grande eclipse. Gatts não está realmente em Berserk o tempo todo, mas desencadeia a fúria sempre que preciso, visto que é atormentado por diversos problemas pessoais. Aí está a beleza de Berserk: Gatts possui esta fúria por natureza, e a desencadeia em prol de sua própria sobrevivência, ao longo do mangá (e, de certa forma, por puro prazer, o prazer da batalha).

Bibliografia

http://www.mp3.animaniaclub.com.br

Wikipédia

publicado por Saint Mystic às 17:19
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De ShiryuForever94 a 4 de Abril de 2008 às 23:24
Amore, tu sabes o quanto te adoro não é mesmo? Seus trabalhos são sempre impecáveis e seus comentários são os melhores. Adorei a matéria que fez e acho esse cantinho aqui sensacional. Parabéns pelo cuidado e pelas palavras bem postas. Beijos.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Anime do Mês: Shurato

. Anime do Mês: Chrno Crusa...

. Anime do Mês: Chrno Crusa...

. Anime do Mês: Busou Renki...

. Anime do Mês: Death Note ...

. Anime do Mês: Death Note ...

. Anime do Mês: Death Note

. Anime do Mês: Basilisk

. Anime do Mês: Berserk

. Anime do Mês: Bleach (2)

. Anime do Mês: Bleach

. Anime do Mês: Fullmetal A...

. Anime do mês: Fullmetal A...

. Anime do Mês: Fullmetal A...

. Anime do Mês: Full Metal ...

. Anime do Mês: Rurouni Ken...

. Anime do Mês: Rurouni Ken...

. Anime do Mês: Rurouni Ken...

. Anime do Mês: Saint Seiya...

. Anime do Mês: Saint Seiya...

.arquivos

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds